As 10 coisas que eu preciso para crescer

As 10 coisas que eu preciso para crescer

1. Interação
Gaste uma parte do seu tempo me olhando e respondendo às minhas perguntas e olhares. Suas ações e respostas são muito importantes e especiais para mim.

2. Carinho
Embale-me, pegue-me, dê-me milhões de abraços. Isso vai me manter calmo e confortável. Vai me dar, também, coragem para aprender novos movimentos.

3. Relacionamentos estáveis
Eu preciso de alguém especial que venha quando eu chame, que eu veja quando olho à minha volta. Desse jeito, eu saberei que posso ir adiante.

4. Segurança e Ambiente Saudável
Cubra as tomadas, bloqueie as escadas, mantenha tudo o que é perigoso longe de mim! Se o ambiente estiver seguro, eu terei lugares muito especiais para explorar e me sentir livre.

5. Auto Estima
Eu posso aprender a fazer um monte de coisas se você me incentivar, me aplaudir e me disser vá, vá,vá!

6. Cuidados
Quando você estiver longe, preciso estar com outras pessoas em quem você confie para cuidar de mim e me ensinar coisas novas e excitantes.

7. Comunicação
Eu ainda não sei falar como um adulto, mas não se engane, eu entendo muitas coisas. Nossas conversas são muito importantes para mim!

8. Brincadeiras
Brincar é divertido, brincar é gostoso. Essa é a forma como eu aprendo um monte de coisas.

9. Música
1,2,3… cante para mim e faça sons ridículos. Cantar, dançar e escutar músicas são coisas muito divertidas que podemos fazer juntos.

10. Leitura
Leia para mim, mostre-me livros com um monte de figuras lindas. Escreva as minhas histórias e eu adorarei lê-las para sempre.

Fonte: CUIDAR SEM VIOLÊNCIA, TODO MUNDO PODE. Adaptado de Brazelton, T. Greespan, S. The Irreducible Needs of Children. Cambridge: Perseus Publishing, 2000.10257328_615719751845904_5380480996534739038_n

Esse post foi publicado em Disciplina positiva /gentil e marcado , , . Guardar link permanente.