Educação eficaz – John Gottman

1506396_579890255428854_427881468_n“O treinamento da emoção nos dá uma estrutura baseada na comunicação emocional. Quando compreendem os filhos e os ajudam a lidar com sentimentos negativos como raiva, tristeza e medo, os pais constroem elos de lealdade e afeição. Neste contexto, embora os pais preparadores emocionais efetivamente imponham limites, a preocupação primordial já não é com o comportamento . Aceitação, obediência e responsabilidade vêm do amor e da ligação que a criança sente em sua família. Assim, as interações emocionais entre os membros da família passam a ser a base da transmissão de valores e da formação de pessoas corretas. A criança se comporta de acordo com padrões familiares porque seu coração lhe diz que o bom comportamento é o que se espera; que quem pertence ao clã tem de viver de acordo com determinados padrões.

Ao contrário de outras teorias sobre criação de filhos que oferecem um punhado de estratégias desconexas para controlar a criança, os cinco passos da preparação emocional oferecem uma estrutura que nos permite criar uma intimidade com nossos filhos à medida que eles se desenvolvem:

1) Perceber as emoções da criança.
2) Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e transmissão de experiência.
3) Escutar com empatia, legitimando os sentimentos da criança.
4) Ajudar a criança a nomear e verbalizar as emoções.
5) Impor limites e, ao mesmo tempo, ajudar a criança a resolver seus problemas.

A chave para o sucesso na criação de um filho não está em teorias complexas, regras familiares elaboradas, nem em fórmulas de comportamento complicadas. Ela se baseia em seus sentimentos mais profundos de amor e afeição por seu filho e é demonstrada de maneira simples através de empatia e compreensão. Os bons pais começam agindo com o coração, e assim continuam a cada momento, segurando os filhos quando os ânimos se exaltam, quando eles estão tristes, irritados ou com medo. Em essência, ser pai ou mãe é estar presente nos momentos importantes.”

(Este texto foi organizado a partir das pesquisas do psicólogo John Gottman, publicadas em seu livro “Inteligência Emocional e a Arte de Educar nossos Filhos”)

Leia mais aqui: http://migre.me/hGAlC

Anúncios
Esse post foi publicado em John Gottman, L.R. Knost, Textos traduzidos. Bookmark o link permanente.