Como meu filho vai aprender sem punição?

“Criar seus filhos pode ser o trabalho mais maravilhoso e gratificante da sua vida. Entretanto, no que se refere à disciplina, essa missão também pode ser a mais complicada, difícil e frustrante do mundo. Apenas a palavra ‘disciplina’ é o bastante para fazer tremer muitos pais, já que traz visões de uma mãe ou pai rígido, distribuindo punições e de uma criança chorando sentada em um canto. Contudo, disciplina não tem a ver com punição e não precisa ter lágrimas como resultado. De acordo com a definição constante no dicionário Webster, ‘disciplina’ significa: “treinamento que desenvolve autocontrole e caráter.” Tal definição pode levá-lo a crer que o processo tem tudo a ver com ensinar e de certo modo, você tem razão. Ensinar é a sua parte na equação da disciplina, e não há substituto para lições de boa qualidade. Entretanto, a parte do seu filho na equação é a mais importante – aprender.

Minha filha mais velha, Ângela, está com dezoito anos e cursa a universidade. Seu pai e eu recordamos com muita clareza um momento de inspiração que ocorreu quando ela estava com sete anos. Ângela tentava explicar ao pai algo importante e exigia a sua atenção. Ele disse: “Estou ouvindo.” Então, Ângela respondeu: “Pai, você ouve, mas não entende.” Para nós, este momento foi esclarecedor, e essa simples troca de palavras ressurge em muitas conversas ao longo dos anos enquanto criamos nossos quatro filhos. Queremos entendê-los e que eles nos entendam enquanto tentamos lhes passar as lições que consideramos necessárias. Ensinamentos que caem em ouvidos moucos representam tempo perdido, e aprendemos que o choro tapa os ouvidos das crianças, quase sempre que isso acontece. O choro atrapalha a aceitação, o entendimento e a aprendizagem.

A disciplina ensinada pelos pais tem a ver com ajudar os filhos a criar uma base de valores, moral e diretrizes sólidas que eles possam usar para uma vida inteira de autodisciplina. O ensino desses princípios ocorre com praticamente qualquer interação que temos com nossos filhos. “Disciplina sem Choro” significa ajudar para que as crianças se mostrem receptivas às lições que ensinamos, evitando as lágrimas e a raiva que servem como barreiras à aprendizagem.”

Elizabeth Pantley, autora do livro Soluções para Disciplina Sem Choro.

1510904_583258561758690_568434112_n

Anúncios
Esse post foi publicado em Elisabeth Pantley. Bookmark o link permanente.